Quando alguém lamenta as medalhas que não estamos a ganhar e diz que é normal, porque afinal "estamos a competir com os melhores do mundo", por mais bem intencionado que seja, está a insultar e não a elogiar. Está a fazer de nós, portugueses, aquilo que depois acabamos por ser mesmo, de tal forma está cosida a ideia à nossa pele: somos pequeninos.
Os nossos atletas não competem com os melhores do mundo. Estão lá, no Rio de Janeiro, porque são também os melhores do mundo. E por mais que nos orgulhemos deles só pelo sangue, suor e lágrimas que vertem (eu tenho de me orgulhar já que sou um ser amorfo que apenas move de forma significativa os olhos e os dedos), podemos pedir-lhes medalhas. Porque sabemos que eles são capazes.
Sim, é certo. Mas acho que ao desculpá-los estamos a desvalorizá-los. Eles não têm obrigação de ganhar medalhas mas não pode ser porque não são os melhores do mundo. Isso eles são.
não se trata de desvalorizar (pelo menos no meu caso). Admiro aqueles que chegam aos jogos olimpicos ou aos mundiais porque percebo que o fazem com esforço e porque, efectivamente, são bons (muito bons) nas suas modalidades. mas percebo que seja dificil ganhar uma medalha quando estão a competir com quem teve melhores condições para se preparar
Mesmo concordando contigo, é errado e desvaloriza-os dizer que não ganham porque não são eles os melhores do mundo. Então, nessa perspetiva, que se diga que não ganham porque não têm as mesmas condições.
Mas depois também há muitos países a competir nos jogos Olímpicos com condições semelhantes às nossas (deles). Eu não estou a dizer que quero tantas medalhas como os EUA. Estou a dizer que podemos estar na corrida pelas medalhas e pelos bons lugares (como provámos estar), mesmo sem essas condições. E que não precisamos de ganhar para ficar orgulhosa.
Aliás, fizemo-lo já por diversas vezes, com medalhas e com boas posições sem metal. Portanto as condições não servem de desculpa, servem de motivador. Eles têm-no feito. Têm estado à altura de seja que país for. O público, às vezes é que acho que não, e ainda os reduz a coitadinhos que eles não são.
Acho é que a maioria das pessoas julgava que trazia 98 medalhas de ouro, 48 de prata e mais 52 de bronze... mesmo tendo ido apenas 92 atletas. Confesso-me satisfeita pela Telma ter ganho o Bronze, acho que o Evora e a Mamona podiam ter feito melhor e o Pimenta nem se fala. Mas não os vou espancar ou ofender por isso, ao contrário de muita gente que está pronta para lhes arrancar o escalpe
Tal e qual! Também acho que esses três podiam ter ganho, mas não lhes vou arrancar os bonitos escalpes por isso. Fizeram boa figura apesar de tudo e foram competição à altura. Foram e são os melhores do mundo.